A escola Montessori

UM MÉTODO

sempre atual

Afinal, porque o método Montessori?

A metodologia Montessori é uma abordagem pedagógica que se concentra no desenvolvimento individual da criança. Em vez de seguir uma programação rígida, a metodologia Montessori permite que crianças explorem seus interesses e descubram o mundo ao seu redor em seu próprio ritmo.

Montessori valoriza a independência, a curiosidade e a criatividade, ajudando as crianças a desenvolver habilidades importantes, como autoestima, confiança e auto-motivação. Além disso, a metodologia Montessori oferece uma ampla variedade de materiais didáticos, o que permite que crianças aprendam através da experiência sensorial, o que é fundamental para o desenvolvimento da memória, da imaginação e da criatividade.

Numerosos exemplos de pessoas bem-sucedidas, tanto em termos de carreira quanto financeiramente, estudaram com a metodologia Montessori. Alguns desses exemplos incluem o co-fundador da Google, Larry Page, a atriz e ativista Emily Blunt, e a CEO da Spanx, Sara Blakely. Estas pessoas reconhecem o valor da abordagem Montessori em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O Método

e seus benefícios para as crianças

Prepara para a vida

A metodologia Montessori prepara as crianças para a vida, ajudando-as a desenvolver habilidades sociais, emocionais, intelectuais e motoras que serão úteis para o futur

Estimula o interesse e a curiosidade

O método Montessori incentiva as crianças a explorar e descobrir coisas por conta própria, o que ajuda a desenvolver o interesse e a curiosidade delas.

Fortalece a autoestima

A metodologia Montessori incentiva as crianças a se sentirem bem consigo mesmas e a serem autoconfiantes, o que fortalece a autoestima.

Origem

Quem foi Maria Montessori?

A metodologia Montessori foi criada por Maria Montessori, uma médica e pedagoga italiana. Nascida em 1870, Montessori foi uma das primeiras mulheres a estudar medicina na Itália. Mais tarde, ela se interessou pelo desenvolvimento da criança e começou a estudar a psicologia infantil.

Com base em suas pesquisas e observações, Montessori desenvolveu a metodologia que leva seu nome e que se tornou uma das abordagens pedagógicas mais influentes e amplamente utilizadas em todo o mundo. A metodologia Montessori é aplicada em escolas, creches e programas de pré-escola em todo o mundo, e é conhecida por seu enfoque no desenvolvimento individual da criança e na valorização da independência, da curiosidade e da criatividade.

maria-montessori-gettyimages-537157771
photo-of-happy-young-female-freelancer-YTQQGD2-1--PRETO

O papel do professor no método montessori

Maria Montessori via a função do educador como uma pessoa que deve apoiar e guiar o desenvolvimento da criança, mas não como um professor tradicional que fornece informações e ensina conceitos. Em vez disso, ela acreditava que o papel do educador era preparar o ambiente de aprendizagem e fornecer aos alunos as ferramentas e materiais necessários para explorar e descobrir por conta própria.

Montessori acreditava que a criança é naturalmente curiosa e motivada a aprender, e que o papel do educador é ajudar a criança a desenvolver essa curiosidade e a usá-la para aprender. Ela também acreditava que o educador deve observar e respeitar o ritmo de aprendizagem individual de cada criança, e que é importante permitir que as crianças aprendam por conta própria, sem pressão ou julgamento.

Em resumo, Maria Montessori via o educador como um facilitador da aprendizagem da criança, que ajuda a criança a explorar e descobrir, ao invés de ensinar conceitos de maneira tradicional.

Nosso atendimento é feito por WhatsApp