A escola montessoriana é uma grande brinquedoteca?

Conteúdo

Para quem não conhece a metodologia, entrar numa sala de aula montessoriana pode causar espanto e questionamentos, como: afinal, onde estão as mesas e cadeiras voltadas para o quadro negro? E, também, cadê o quadro negro? O que as crianças estão fazendo sentadas ao chão? Cadê os livros? O que são esses materiais (muitas vezes confundidos com brinquedos) dispostos em estantes? Porque as crianças circulam tanto na sala de aula e tem permissão pra levantar e andar quando quiserem?

Um olhar sobre o ambiente de aprendizagem

Em uma escola Montessori, o ambiente é cuidadosamente preparado para incentivar a aprendizagem ativa e independente. Em vez de salas de aula tradicionais, os alunos trabalham em ambientes que contêm uma variedade de materiais de aprendizagem sensorial e prática, que são cuidadosamente selecionados e organizados em prateleiras e estações de trabalho. Os alunos são encorajados a escolher as atividades que desejam realizar e trabalhar no seu próprio ritmo, permitindo que cada criança desenvolva habilidades e conhecimentos de forma individualizada.

Explorando as atividades montessori e seus benefícios educativos

Embora as atividades Montessori sejam lúdicas e divertidas, elas são projetadas para desenvolver habilidades específicas, como coordenação motora, concentração e pensamento crítico. O uso de jogos e materiais concretos é apenas uma parte do método Montessori, e o uso desses materiais também abrange a aprendizagem direta e indireta de conteúdo.

A educação montessori como um caminho para a aprendizagem autêntica e duradoura

Ainda assim, é importante lembrar que a educação Montessori é baseada na ideia de que as crianças aprendem melhor quando são incentivadas a explorar o mundo ao seu redor e a trabalhar de forma independente. Portanto, as escolas Montessori oferecem um ambiente de aprendizagem mais descontraído do que as escolas tradicionais, com menos ênfase em notas, avaliações e exames. Isso pode dar a impressão de que as escolas Montessori são “apenas brinquedotecas”, mas na verdade elas são projetadas para ajudar as crianças a aprender de forma significativa e duradoura.

Importante

Todo método educacional está submetido à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seja o Método Montessori, tradicional, construtivista ou outro, todos devem cumprir o que regulamenta a BNCC como currículo básico de aprendizagem. Não há como fugir dessa regra! O método Montessori está sob essa regra e nossa Casa Escola atua sob os seus parâmetros.

Foi esclarecedor?

Nosso atendimento é feito por WhatsApp